Clima Organizacional
O termo clima organizacional refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente organizacional, ou seja, aqueles aspectos do ambiente que levam à provocação de diferentes espécies de motivação, o clima organizacional depende do nível de motivação dos funcionários. Quando as pessoas estão satisfeitas e engajadas dentro do ambiente de trabalho, conseguintemente o clima desta organização será bom. Mas quando as pessoas estão insatisfeitas, o clima da empresa tende a ser de má qualidade, dificultando o seu andamento em relação aos resultados a serem alcançados.
Segundo a moderna psicologia organizacional, é importante que a empresa atribua ao funcionário pelo menos 50% da responsabilidade pela sua motivação”. A organização possui uma parcela de responsabilidade na motivação das pessoas e na qualidade de seu clima, influenciando o comportamento das pessoas. A satisfação dos colaboradores dependerá de tais fatores:
1) dos recursos estruturais oferecidos ao trabalho;
2) de como a responsabilidade é dividida entre as pessoas;
3) se a organização dá ao colaborador a oportunidade desse desenvolver a proatividade;
4) como a organização recompensa as pessoas por uma boa performace;
5) se há incentivo da parte da organização à colaboração entre as pessoas;
6) de que forma que a empresa administra conflitos;
O clima da empresa é algo que tem influencia nos resultados organizacionais, e por isso, este aspecto deve ser acompanhado constantemente, a fim de identificar aspectos a serem desenvolvidos e aqueles que já caminham bem. Este esforço na monitoração do clima organizacional é em benefício da empresa e de seus colaboradores, e é realizado através de uma ferramenta chamada de pesquisa de clima.
Pesquisa de Clima
A pesquisa de clima consiste em um termômetro organizacional que deve ser acompanhada para a melhoria da satisfação dos empregados e aumento de produtividade, a pesquisa mede a satisfação dos funcionários, a eficácia do processo de comunicação, relação entre gestor e equipe e identifica falhas nos processos operacionais e de gestão.
Quando a empresa aplica essa pesquisa, ela deve estar consciente que não receberá somente elogios, falhas também serão apontadas, para fazer esse tipo de pesquisa, a empresa precisa estar preparada para ouvir críticas e elogios. Quando os funcionários apontam pontos à desenvolver por parte da empresa, estes devem ser corrigidos, pois se tudo continuar da mesma forma, a pesquisa de clima passa a ser uma prática desacreditada pelos funcionários, e dessa forma a credibilidade da empresa também passa a ser questionada. É muito importante que a pesquisa de clima seja vista com confiabilidade pelos colaboradores. Sobre este respeito, Dias (2008, p.30) cita que:
Ao identificar não conformidades após a aplicação de uma pesquisa de clima organizacional, a empresa precisa agilizar as ações visando reduzir ou eliminar as não conformidades, e, caso não seja possível, informar aos empregados os motivos impeditivos da efetivação.
Esta pesquisa é de grande ajuda da melhora no clima organizacional e por isso deve ser aplicada de maneira adequada. A pesquisa de clima é aplicada, em forma de questionário, por uma empresa especializada neste tipo de serviço. Os funcionários irão responder a uma série de perguntas à respeito de vários aspectos da organização. Nesse questionário, a identidade do funcionário deve ser mantida em sigilo, para que suas respostas sejam absolutamente sinceras, esta é uma das grandes preocupações do público interno quando participa de uma pesquisa de clima: a garantia de que não será identificado.
O ideal é que o planejamento, a aplicação e a análise de uma pesquisa sejam feitos por empresa contratada e que os questionários sejam guardados em envelopes lacrados, por áreas, cuja abertura e manuseio será feito apenas por essa empresa.
É importante que o empregado saiba que a sua empresa receberá os resultados da pesquisa por meio de um relatório, sendo desnecessário ter acesso aos questionários.
A pesquisa de clima é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para assim atacar efetivamente os principais focos de problemas melhorando o ambiente de trabalho.