Comportamento Organizacional

 

    Com o intenso crescimento das organizações em função do mundo globalizado, o indivíduo passa a exercer um papel muito importante na empresa. Os gerentes estão abrindo mão do controle e delegando poder aos empregados, fazendo-os ter mais responsabilidade de seu trabalho e tomar decisões apropriadas, desta maneira os colaboradores são considerados como a chave principal das empresas, pois por meio deles é que se alcança o sucesso desejado. Partindo deste ponto de vista, percebe-se a necessidade de estudar o comportamento das pessoas dentro da organização. O comportamento organizacional se tornou uma importante área de estudo, analisando o que as pessoas fazem nas organizações e como seu comportamento afeta o desempenho das empresas.

    O comportamento organizacional é uma área que estuda o indivíduo dentro da organização, no qual são analisados três aspectos: indivíduos, grupos e estrutura, aplicando os conhecimentos obtidos e fazendo com que a organização, por meio destes conhecimentos, trabalhe mais eficazmente. São definidas como variáveis dependentes três fatores que influenciam as pessoas em seu próprio comportamento:

a)      produtividade;

b)      absenteísmo;

c)       rotatividade;

d)      satisfação no trabalho.

    Todas essas formas de comportamento influenciam indiscriminadamente na eficácia organizacional, a produtividade e a satisfação no trabalho agem de forma positiva à organização, enquanto a rotatividade e o absenteísmo agem de forma negativa nos resultados da empresa. O que determina os fatores citados são variáveis independentes, classificadas em três grupos:

a)         variável do nível individual: que se caracteriza pela idade, personalidade, valores e habilidades;

b)        variável do nível de grupo: que analisa o comportamento dos funcionários quando estão inseridos em grupos, e percebe-se que este comportamento é alterado quando o mesmo trabalha individualmente;

c)         variável do nível de sistemas de organização: neste nível o comportamento organizacional alcança sua maior condição de qualidade, pois se adiciona o comportamento individual à um grupo da estrutura.

    Todas as pessoas são observadas diariamente dentro da organização, na qual é analisado o comportamento humano, atitudes e possíveis reações diante de determinadas circunstâncias. Os indivíduos reagem de maneira diferente em situações similares.

    No estudo no comportamento humano não se tem intuições, o estudo é baseado em uma abordagem sistemática, observando os relacionamentos, tentando atribuir causas e efeitos nas conclusões obtidas, estes estudos proporcionam à empresa um maior conhecimento sobre seus funcionários, suas características e visão.

    As pessoas são diferentes e cada uma possui sua própria habilidade, todos tem pontos fortes e fracos, uns possuem habilidades que os tornam superiores outros inferiores. Essas habilidades diferenciam as pessoas em relação a capacidade de executar diversas tarefas em seu cargo, mas para os estudos do comportamento, o importante é descobrir como os indivíduos usam suas habilidades e conhecimento em prol da organização e do desenvolvimento de seu trabalho.  As habilidades são compostas por dois conjuntos de fatores: as habilidades intelectuais e físicas.

    As habilidades intelectuais são aquelas atividades relacionadas com raciocínio, que identifica a pessoa pela sua inteligência e fácil interpretação para resolução de problemas, são aqueles indivíduos que possuem agilidade de identificar e questionar fatores críticos. São a aptidão a compreensão verbal, a velocidade perspectiva, o raciocínio indutivo, o raciocínio dedutivo a visualização parcial e a memória.

    Habilidades físicas são identificadas naquelas pessoas resistentes, que possuem equilíbrio e coordenação de seu próprio corpo. As habilidades físicas especificas ganham importância para se fazer trabalhos menos habilidosos e mais padronizados de forma bem-sucedida, o que deve ser analisado é o fato de que as exigências se diferem de acordo com as habilidades de cada um. O cargo e o trabalho devem ter uma ligação, deve ser de acordo com a habilidade que a pessoa possui. Não se deve colocar alguém com determinada característica intelectual para atuar em uma área que exija uma habilidade física.

    Dentro do estudo do comportamento organizacional é muito importante falar sobre a percepção, pois as pessoas se comportam de acordo com suas percepções, e como já foi mencionado as reações são diferentes em situações iguais. O mesmo acontece com a percepção, as pessoas nem sempre são unânimes em sua observação sobre determinado assunto. As características pessoais das pessoas influenciam muito na maneira como se interpreta algo, cada um possui crenças e opiniões particulares que às fazem perceber coisas de modo diferente. A percepção também pode ser afetada pelos fatores situacionais que permitem perceber as coisas de acordo com o ambiente que os fatos estão inseridos. O tempo em que um objeto é visto pode influenciar nossa percepção.