QVT - Qualidade de Vida no Trabalho

 

Qualidade de vida no Trabalho, nos dias de hoje se torna um diferencial, pois as organizações estão equiparadas em todos os âmbitos e cada vez mais competitivas. Contribuir para o bem estar do trabalhador é também visar um bom relacionamento interno e externo, colocando seu colaborador em primeiro lugar, os mesmos atenderão o cliente externo com qualidade. A competitividade organizacional – e obviamente, a qualidade e produtividade – passam obrigatoriamente pela QVT. Para atender ao cliente externo, a organização não deve esquecer o cliente interno.

A globalização, era digital, modernidade e novos modelos de gestão organizacional, faz com que as empresas mudem suas ações antigas de gerir pessoas, buscando novas ferramentas como a Qualidade de Vida para garantir o bem-estar do colaborador e viabilizando sua sobrevivência.

Podemos avaliar que o capital humano deixou de ser uma máquina somente para produção, tornando-se um diferencial em meio a competitividade, com isso as organizações visam cada vez mais melhorias de QVT para impulsionar o bem-estar dos colaboradores, tendo uma visão a longo prazo de sua lucratividade e durabilidade.

Para um programa de QVT ser implementado é necessário fazer levantamento das necessidades individuais de cada membro da organização, levando em consideração que o que pode ser bom para um, já para o outro não é interessante.

Alguns fatores incentivadores e componentes da QVT:

·         Trabalho efetuado com satisfação e qualidade;

·         Plano de carreira na organização;

·         Ser reconhecido em resultados positivos;

·         Remuneração adequada com o mercado de trabalho;

·         Benefícios oferecidos diferenciados;

·         Trabalho em equipe;

·         Espaço psicológico e físico para realização de suas atividades e descanso;

·         Fazer parte das decisões tomadas para o crescimento organizacional.

É caracterizado a importância de fatores que possam incentivar a qualidade, produtividade e o bom relacionamento entre colaborador e organização.

Na atualidade as organizações busquem cada vez mais programas de Qualidade de Vida no trabalho, visando o bem-estar do capital humano, deixando de lado o antigo pensamento de regras, normas e penalidades para que as pessoas produzam, cada vez mais se torna visível em meios de comunicações, revistas, sites, entre outros, a publicação de diferentes métodos de melhorias se tratando em Qualidade de Vida no Trabalho. Os tempos mudaram o mercado está aquecido e com diversidades, nos dias de hoje as empresas precisam investir em ações de mudanças para o bom andamento da equipe de colaboradores, considera-se que equipe satisfeita vai gerar impacto na satisfação do cliente externo, sendo vista como organização diferenciada que visa à melhoria continua para o sucesso.